Breve resumo do que você verá neste minicurso:
Encontrar a causa exata da dor do paciente é fundamental para um diagnóstico preciso e certeiro, neste mini curso sobre termografia, podemos encontrar áreas com diversas disfunções. Apresentamos o conceito que o corpo é todo interligado, não existe uma separação. Pois, em muitas situações iremos encontrar alterações anatômicas como nos exames de ultrassonografia e ressonância magnética, e nem sempre estas alterações estão relacionadas com a dor do paciente.
Mostramos o uso da termografia como uma ferramenta para auxiliar no diagnóstico da dor. Através da técnica de termografia, é possível visualizar a distribuição de temperatura do corpo, identificando áreas com aumento ou diminuição de temperatura. Essas informações ajudam a diferenciar qual o ambiente que iremos tratar, podendo ser o ambiente articular, muscular e nervoso, além disso, conseguimos enxergar possíveis alterações em gatilhos neuro modulatórios como dentes e cicatrizes.
Mostramos diversas alterações que podem ser identificadas através da termografia, como as alterações facetárias, alterações discogênicas, sinais de bursites, epicondilites dentre outras. Ressaltamos a importância de realizar um perfil termográfico, especialmente em atletas, para identificar possíveis sobrecargas e assim prevenimos possíveis lesões. Também mencionamos a conexão entre os dentes e outras regiões do corpo, e como estas alterações dentárias podem interferir em processos dolorosos.
Em resumo, a termografia permite uma avaliação mais precisa e direcionada, contribuindo para um tratamento mais efetivo no paciente com dor crônica. Ao identificar a causa exata da dor, é possível oferecer um tratamento individualizado, direcionado e específico para cada paciente.
Antes de mais nada a Termografia é uma das ferramentas que utilizamos dentro do método da fisioterapia regenerativa.
Quer aprender mais sobre a fisioterapia regenerativa e como ela pode revolucionar o diagnóstico e tratamento da dor crônica?
Conheça nossa formação em fisioterapia regenerativa e torne-se um profissional com liberdade financeira e de tempo. Clique aqui para saber mais e entrar na lista de espera.
Assista o mini curso no link abaixo: